Autobiografia

Autobiografia

 
Chamo-me Mssotam, nasci a 28 de Abril de 1971 em Portugal, na linda freguesia da Madalena que está situada na costa marítima do concelho de Vila Nova de Gaia e que já tem mais de 800 anos de vida.
 Vila Nova de Gaia -Madalena

Sou filho de ... e de ..., tenho duas irmãs sendo uma dela mais velha, meu pai é natural da aldeia de Lalim, concelho de Lamego, minha mãe também é natural da mesma aldeia.

Sou neto de grandes Homens e de admiráveis Mulheres, que viviam em casas feitas com paredes de barro e pedra, trabalhavam no campo de sol a sol, onde não havia água canalizada e quem tinha casa de banho era rico, o aquecimento central era a lareira e a iluminação era feita com candeias ou lamparinas de azeite. Estas duas famílias que do nada e com todas as dificuldades que a vida lhes anunciava conseguiram criar uma grande família, com 21 filhos, muitos netos e um número simpático de bisnetos.

Lembro-me que em 1978 tinha eu na altura 7 anos de idade entrei para a escola primária do Marmoiral freguesia da Madalena, onde estudei até 1982 e conclui a 4ªclasse, em 1984 terminei o antigo 2º ano na escola preparatória de Valadares que era a escolaridade mínima obrigatória naquela época. Escola Preparatória de Valadares Em minha memória, ficou uma boa recordação de todo o meu percurso de aprendizagem escolar.

Com 14 anos iniciei a minha vida profissional na construção civil, pois em 1984 era muito frequente empregarem jovens que tinham acabado a escolaridade mínima obrigatória para serem serventes na construção civil, mas as condições de trabalho eram muito penosas, trabalhava-se debaixo de chuva sem qualquer tipo de protecção, não havia mascaras para o pó, os horários eram alargados ao gosto dos empreiteiros, raramente pagavam horas extraordinárias e sem contrato de trabalho. Por motivos óbvios em 1987 mudei de profissão e comecei a trabalhar numa fábrica de alumínios por mais 2 anos onde as condições de trabalho eram mais aceitáveis, mas aproximava-se o serviço Militar obrigatório e com 20 anos de idade foi prestar serviço militar em Lisboa, onde tirei o curso de Comandos na Amadora com a categoria de atirador especial. Terminada a aventura, regresso as origens em 1991 onde estive empregado numa fábrica de montagem de carroçarias para autocarros durante 2 anos, mas o salário era muito baixo e sem perspectivas de carreira nem evolução profissional e como já havia responsabilidades financeiras decidi voltar para a construção civil em 1993 onde durante 4 anos trabalhei como empresário em nome individual, e tudo corria bem até que o mercado de trabalho começou a escassear, e em 1997 comecei uma nova vida profissional em Lisboa, na Companhia Carris de Ferro de Lisboa onde sou motorista de serviço público.

No ano 1999 comprei uma habitação em Odivelas, e como tinha algum tempo disponível voltei de novo a estudar em horário pós laboral, e consegui concluir o 9º ano mas desta vez em Odivelas na: Escola Secundária de Odivelas.

A cegonha anunciava chegar em 2002 e um filho é um momento marcante na vida de um casal, mas poderá ser também um problema financeiro e é muito difícil dar conta da educação de um filho com tão pouco tempo disponível para uma tarefa tão complexa, se não nos preparamos o suficiente.

A partir de essa data tem sido muito difícil concluir o 12º, mas com o RVCC existe uma luz ao fundo do túnel, e quem sabe prepara-me para nova mudança.